©  2017 todos os direitos reservados para Dra. Gisela B. Rosa

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Lauro Linhares, 1849 - Sala 401 - Trindade, Florianópolis.

Tel: 048-3234-1712

Odontogeriatria

A especialidade

A Odontogeriatria é a especialidade que cuida da saúde bucal com principal atenção para pessoas acima de 60 anos ou pessoas em qualquer idade que apresentem algum tipo de comprometimento no seu estado físico geral, influenciado por processos degenerativos como os apresentados no processo fisiológico do envelhecimento, ou qualquer tipo de enfermidade  crônica que leve à deterioração e enfraquecimento do estado físico e mental. Estas enfermidades crônicas podem também ser provocadas pelo uso prolongado de medicamentos.

O Odontogeriatra é o profissional cirurgião dentista melhor capacitado em atender a esta faixa etária da população que mais cresce no planeta. 

Faça seu agendamento.

A medida que passam os anos os problemas bucais aumentam e necessitam de um atendimento mais diferenciado onde além dos problemas odontológicos sejam avaliados ao mesmo tempo os aspectos médicos, gerontológicos e psicológicos, para poder chegar a um bom diagnóstico e um plano de tratamento adequado.


Para tal, este profissional parte de uma anamnese detalhada, ou questionário da história médica, odontológica, hábitos alimentares, estilo de vida, ou seja sobre a saúde geral do paciente.


Neste questionário serão registrados todos os nomes, quantidades, frequência de ingestão dos medicamentos que o paciente esteja tomando, e todas as doenças que o paciente já teve, ou apresenta. São solicitados quando se julgue necessário exames laboratoriais (sangue, urina, etc.) radiografias, densitometria óssea, tomografias, etc.


Muitas doenças e medicamentos provocam alterações bucais que aumentam a susceptibilidade a cáries, a doença periodontal (inflamação da gengiva e osso de sustentação dos dentes), dificuldade na cicatrização após extrações dentárias ou após outros procedimentos cirúrgicos, maior propensão a infecções bucais, etc.


Estas enfermidades, se não são  diagnosticadas antes de procedimentos odontológicos como: tratamento de canal, extrações dentárias, implantes, cirurgias bucais em geral, anestesias dentárias, administração de medicamentos antiinflamatórios, podem levar a complicações graves da saúde.


Entre estas doenças podemos destacar: Diabetes , doenças da tireóide (Hiper e Hipotireoidismo), osteoporose, osteomalacia, artrite, anemias prolongadas, doenças dos rins, doenças do fígado, diminuição do estrogênio (devido à menopausa ou remoção cirúrgica de ovários), diminuição na produção de saliva, doenças do estômago,carências vitamínicas, uso prolongado de glicocorticóides, de ASS ou aspirina (ácido acetil salicílico), outros anticoagulantes, antidepressivos, anticonvulsivantes, diuréticos, etc.


Sendo então de grande importância que o paciente informe todos estes dados ao odontogeriatra para o sucesso de seu tratamento.

 

Dra. Gisela M. Brizolara da Rosa

Odontogeriatra - Implantodontista - Homeopata
CRO: SC-2436

atenta clinica de odontologia sistêmica