©  2017 todos os direitos reservados para Dra. Gisela B. Rosa

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Lauro Linhares, 1849 - Sala 401 - Trindade, Florianópolis.

Tel: 048-3234-1712

Ronco e Apneia do Sono

A especialidade

A odontologia do sono é uma área da odontologia que permite ao dentista atuar no tratamento de distúrbios respiratórios do sono como ronco, apneia obstrutiva (SAOS) e síndrome da resistência das vias aéreas superiores (SRVAS).

 

O tratamento pode ser feito através do uso de aparelho intrabucal ou da ortodontia associada à cirurgia ortognática dos maxilares. 


A apneia do sono ocorre quando há a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, pela aproximação dos tecidos da garganta, fechando a passagem do ar e impedindo a respiração por alguns segundos, várias vezes por noite.

 

Uma pessoa que sofre do problema pode ter de 30 a 300 vezes por noite episódios de apneia, o que acaba reduzindo drásticamente o nível de oxigênio no sangue. 

Faça seu agendamento.

A diminuição do oxigênio resulta num sono mais superficial e interrompido provocando a tensão exagerada dos músculos que mantêm a via respiratória aberta para permitir que entre ar nos pulmões. 

Os principais sintomas da apneia do sono são o ronco e a sonolência diurna excessiva. Ela pode ainda estar associada à hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, AVC, diabetes, obesidade, perturbações da memória, atenção, concentração, capacidade de trabalho, acidentes, sonolência, stress e distúrbios emocionais. 

A odontologia pode ajudar a solucionar boa parte dos incômodos da apneia do sono, através do uso de um aparelho intrabucal na hora de dormir. Este aparelho mantém a mandíbula firmemente avançada, esticando os tecidos da garganta e deixando o caminho livre para a entrada de ar. 

Em primeiro lugar é preciso fazer uma avaliação, onde o dentista verifica as condições para a colocação do aparelho, se é necessário fazer alguns exames complementares, como a polissonografia, radiografias ou exame com o médico de sono ou otorrinolaringologista. Também é avaliada a condição dentária, verificando se existem problemas que precisem ser tratados antes da colocação do aparelho. 
 

Dra. Gisela M. Brizolara da Rosa
CRO SC-2436

atenta clinica de odontologia sistêmica